domingo, 25 de dezembro de 2011

A Saúde de avental!!







Passou a Época Natalícia…

Terminaram os Jantares e Festas de Natal…

A barriga ficou maior, os chocolatinhos ainda passeiam lá em casa e o bolo rei continua com desculpa para aparecer pelos recantos da cozinha, mas… é altura de entrar no novo ano com o pé direito e impôr regras na alimentação!

A culinária é um dos pontos-chave para a aquisição de uma alimentação equilibrada. Quando se fala em dieta/plano alimentar saudável não tem de se pensar numa culinária sem cheiro, sabor, vontade de comer, pois alterando pequenos procedimentos durante a preparação e confecção dos alimentos, conseguimos tornar as refeições mais calóricas em refeições mais saudáveis e equilibradas, sem descurar as qualidades que estamos habituados.


A GORDURA é um nutriente muito importante, mas também muito calórica (fornecendo 9kcal/g), por isso deve ser utilizada com moderação. Entre todas, o azeite é a gordura de eleição, rica em ác. gordos monoinsaturados, o que faz com que resista a temperaturas mais elevadas (±180ºC) sem se degradar. Além disso, apresenta vários benefícios especialmente nas doenças cardiovasculares.

O SAL é um tempero imprescindível na qualidade sensorial dos pratos, pois é um intensificador do sabor. No entanto, em exagero promove problemas para a saúde, e por isso deve substitutir-se parte por ervas aromáticas (louro, salsa, oregãos, cravinho, coentros, alho,…) e especiarias (pimenta, colorau, noz moscada,…).

O uso de VINHO BRANCO ou CERVEJA, em marinada, também é uma forma de dar um bom sabor aos alimentos, diminuindo a quantidade de outros temperos. Colocar numa taça o alimento para temperar, adicionar vinho/cerveja, louro, alho e uma pitada de sal, deixar a marinar durante 2h e levar a assar ou grelhar.


A doçaria (bolos e sobremesas doces) caracteriza-se exactamente pela sua riqueza em açúcar, gordura e farinha refinada. No entanto existem modos de a tornar menos calórica e prejudicial para a saúde.

Nos BOLOS, a farinha refinada pode ser substituida, em parte, por farinha integral (mais rica em fibras e outros microutrientes); pode reduzir-se ainda a quantidade total de açúcar e substituir o óleo, ou outra gordura, por azeite. Para tornar o bolo mais fofo adiciona-se leite magro, e fruta natural.

Ao nível dos DOCES, as natas podem ser substituidas por natas de soja ou natas light, que fornecem menos calorias, e a quantidade total de açúcar, ovos, e gordura pode ser reduzida, não perdendo a qualidade desejada.


Assim, vamos aproveitar as "dicas" e ter uma Alimentação mais saudável em 2012!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário